segunda-feira, 13 de junho de 2011

Física



A Física é uma ciência que estuda as propriedades da matéria e suas forças através de linguagem matemática, assim a introdução da experimentação a distinguiu da filosofia e da religião,quais também tinham o objetivo de compreender a origem e  constituição do Universo.   
    Esta matéria estuda : a matéria nos níveis molecular, atômico, nuclear e subnuclear ; os estados sólido , líquido, gasoso e plasmático da matéria. Pesquisa também as quatro forças fundamentais: a da gravidade, a eletromagnética, a interação forte .
    Física teórica e experimental - geralmente realizada em condições laboratoriais universalmente repetíveis . A Física teórica sistematiza os resultados experimentais, estabelece relações entre conceitos e grandezas Físicas e permite prever fenômenos inéditos.

FATOS HISTÓRICOS  

É com Aristóteles que a Física e as demais ciências ganham o maior impulso na Antiguidade . Suas principais contribuições para a Física são as ideias sobre o movimento, queda de corpos pesados (chamados "graves", daí a origem da palavra "gravidade" ) e o geocentrismo . A lógica aristotélica irá dominar os estudos da Física até o final da Idade Média.

Revolução Copernicana
    Em 1510 Nicolau Copérnico rompe com mais de dez séculos de domínio do geocentrismo. No livro Commentariolus diz pela primeira vez que a Terra não é o centro do Universo e sim um entre outros tantos planetas que giram em torno do Sol. Enfrenta a oposição da Igreja Católica, que adotara o sistema aristotélico como dogma e faz da Física um campo de estudo específico
    Heliocentrismo - "O centro da Terra não é o centro do mundo ( Universo) e sim o Sol ". Este é o princípio do heliocentrismo (que tem o Sol do grego hélio - como centro), formulado por Nicolau Copérnico e marco da concepção moderna de Universo. Segundo o heliocentrismo, todos os planetas, entre eles a Terra, giram em torno do Sol descrevendo órbitas circulares.
Física CLÁSSICA
A mecânica clássica é divida em 3 leis : a 1° Lei da Inércia – a qual se refere a tendência de um objeto parado ou em movimento se manter como está a não ser que haja uma intervenção de uma força externa; 2° Diz que a força é proporcional a massa do objeto e sua aceleração; 3°Fala que para toda ação existe uma reação equivalente e contrária.

Física APLICADA
Termodinâmica é divida em 2 princípios : o Primeiro é o da conservação de energia, a soma das trocas de energia de um sistema isolado é nula; o Segundo em qualquer transformação produzida em sistema isolado, a entropia aumenta ou permanece constante, portanto não há sistema térmico perfeito no qual todo calor é transformado em trabalho.
    Entropia - tendência natural da energia se dispersar e da ordem evoluir invariavelmente para a desordem. O conceito foi sistematizado pelo austríaco Ludwig Boltzmann ( 1844-1906) e explica o desequilíbrio natural entre trabalho e calor.

ERA QUÂNTICA
O modelo quântico do átomo elaborado por Niels Bohr em 1913, distribui os elétrons em níveis de energia característicos de cada átomo, eles ao absorverem uma certa energia podem pular para outro nível e ao liberá-la volta ao seu nível original.

RELATIVIDADE

( O senhor doente é Deus e o cientista falando com ele é Einstein)

    A teoria da relatividade surge em duas etapas e altera profundamente as noções de espaço e tempo. Enquanto a mecânica quântica é resultado do trabalho de vários físicos e matemáticos, a relatividade é fruto exclusivo das pesquisas de Albert Einstein.
Relatividade Geral
    Dez anos depois, Einstein estende a noção de tempo-espaço à força da gravidade. A Teoria Geral da Relatividade (1916), classificada pelo próprio Einstein como "bonita esteticamente", é também uma teoria da gravidade capaz de explicar a força de atração pela geometria tempo-espaço .

Especializações da Física
Cosmologia e Astrofísica(Tratam da natureza físico, sua origem, evolução e possíveis extensões espaço-temporais.)
Física atômica, molecular e de polímeros - Dedicam-se à descrição da estrutura e das propriedades de sistemas de muitos elétrons.
         Física da matéria condensada e do estado sólido - Ocupa-se das propriedades gerais dos materiais, como cristais, vidros ou cerâmicas. Tem como subespecificações a Física de semicondutores e a de superfícies.
    Física nuclear - Estuda a estrutura nuclear e os mecanismos de reação, emissão de radiatividade natural, de fissão e fusão nuclear.
    Física dos plasmas - Estuda a matéria a centenas de milhares de graus ou mesmo a milhões de graus de temperatura, estado em que a estrutura atômica regular é desfeita em íons e elétrons ou em que ocorrem fusões nucleares, como no Sol e nas demais estrelas.
    Física das partículas elementares - Trata dos constituintes fundamentais da matéria.
    Física das radiações - Estuda os efeitos produzidos pela absorção da energia da radiação eletromagnética em geral ou da radiação ionizante em particular.
    Gravitação e relatividade geral - Tratam das propriedades geométricas do espaço/tempo, como decorrentes das concentrações de massa no Universo.
    Mecânica dos fluídos - Estuda as propriedades gerais e as leis de movimento dos gases e dos líquidos.
      Óptica - Estuda propriedades e efeitos de fontes de luz (como os raios laser), de transmissores de luz (como as fibras ópticas) e de fenômenos e instrumentos ópticos.(como o arco-íris e os microscópios).



Fontes:
http://www.fisica.net/historia/historia_da_fisica_resumo.php (Texto)
http://www.umsabadoqualquer.com (tirinha sobre Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário