domingo, 26 de junho de 2011

Psicologia

Psicologia é a ciência da mente ou do comportamento e se refere a um conjunto de funções que se distinguem em três grandes vias: a via ativa (movimentos, instintos, hábitos, vontade, liberdade, tendências, e inconsciente); a via afetiva (prazer e dor, emoção, sentimento, paixão, amor); e a via intelectiva (sensação, percepção, imaginação, memória, idéias, associação de idéias). Herrmann Ebbinghaus, pioneiro na psicologia experimental, disse certa vez que: “A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta”, isso porque durante 2000 anos a psicologia esteve ligada como uma área da filosofia e muitos filósofos já se preocupavam com a mente do homem durante a Grécia Antiga. Sócrates e Platão contribuíram com suas com suas definições sobre a razão e Aristóteles afirmou a alma como o principio ativo da vida.

Mas a psicologia como um campo da ciência separada começou a ser construída apenas em 1879 quando Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório dedicado à investigação em Leipzig. Após isso vários movimentos surgiram como o próprio Wundt que iniciou um movimento chamado de Estruturalista que pesquisava a estrutura da consciência, após isso William James liderou o Funcionalismo que estudava o funcionamento dos processos mentais e Edward Thorndike fundou o Associacionismo que analisava os processos de aprendizagem por meio de associação de idéias.

Durante o resto do século XIX inúmeros tipos de psicologia aplicada apareceram com nomes como John Dewey, Hugo Münsterberg e James Cattell. Em 1912 surge o movimento chamado de Behaviorismo pelo psicólogo John Watson, ao mesmo tempo que o Behaviorismo crescia na América, na Alemanha crescia o Gestalt que se interessava em compreender a percepção, o pensamento e a resolução de problemas. Juntamente com esses, ainda na Europa, em Viena, surgia um dos mais difundidos movimentos da história da psicoloia, a psicanálise. Criada por Sigmund Freud, buscava compreender diversos “processos misteriosos”.



Atualmente esses movimentos sobrevivem através de vários psicólogos que seguem esses movimentos. A psicologia é ainda nova como ciência mesmo contendo um passado distante e por isso ainda há muito a ser explorado pela ciência da mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário